quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Textos do Videocast
A estética da emoção é usada para perceber a emoção da imagem no ponto de vista de cada um.
A emoção é um sentimento que aflora em cada pessoa de uma forma diferente logo que se percebe ou vê alguma coisa.
Isso depende também do estado físico-emocional que nos encontramos no momento em que sentimos essa emoção. Sensibilidade, raiva, tristeza, felicidade, amargura podem modificar o despertar da emoção podendo ter um efeito contrario do que era para ela (a emoção) causar.
Imagens, objetos, pessoas, cores, alimentos, situações, músicas e lugares são capazes de causar emoções diferentes nas pessoas, despertando sensações e sentimentos.
A emoção causa o convencimento dos sentimentos pois, quando sentimos algo que realmente mexe com os sentidos das pessoas isso automaticamente define o nosso estado psicoemocional, podendo provocar consciente, inconscientemente a prática de determinadas ações.
Estética e comunicação
Acompanhamos constantemente o crescimento dos meios de comunicação, o desenvolvimento das grandes redes de comunicação que tentam se adaptar e se incluírem em patamares maiores para oferecer algo a mais para o publico, como a internet.
Há alguns anos fomos incluídos nesse ambiente virtual através das redes sociais e dos blogs, não necessitando mais acreditar em informações que antigamente eram vista como uma verdade absoluta. Agora podemos discutir e expor nossas opiniões através da rede para milhões de pessoas.
Contudo esse avanço tecnológico facilitou a entrada de informações sejam elas de todos os tipos para a vida das pessoas, aproximou mais os jovens para esse mundo dando espaço para que eles possam discutir e tirar dúvidas sobre assuntos de seu interesse e cotidiano.
A internet é um espaço globalizado de acesso mundial. Lá se encontra todo tipo de conteúdo, uma grande aldeia global.
O papel do designer nesses cenários é basicamente se adaptar as novas formas e ferramentas de comunicação tentando interagir ao máximo com esse amplo processo de unificação das empresas que serão futuramente detentoras das informações.
Imagem corporativa e as influencias esteticas
Através dessa imagem o designer pode influenciar nas atitudes e no comportamento desse publico consciente ou inconscientemente, afetando inevitavelmente as pessoas com que se relaciona.
O consumo de produtos e serviços é um fator de fundamental importância nos projetos de criação, formação e expressão do estilo e da identidade pessoal.
No mundo capitalista das mercadorias, os homens transferiram sentido, razão e beleza para o mundo de suas criações artísticas ou técnicas. Eles são apropriados individualmente para dotar de sentido a vida pessoal. São objetos funcionais e emocionais, elos existenciais do indivíduo com os outros homens. Eles criam identificação, diferenciação e identidade.
Quando uma pessoa diz “Eu gosto do design de tal objeto”, ela não está dizendo apenas que gosta ou concorda com as formas, cores, materiais, textura e estilo; funções ou praticidade do que vêem, mas estão expressando um juízo estético: estão demonstrando o impacto e os estímulos sensoriais, emocionais e estéticos que este “design” exerce em termos psicológicos sobre ela. Quando eu digo que gosto do design de algo, expresso que me identifico ou desejo “ser” ou “ter” as expressões de estilos e as características visuais ou signícas daquela coisa para mim. O design é um carregador de sentido e estilo, e também, convencionalmente, de bom gosto e estilo artístico. Usa-se o design para expressar o gosto pessoal, dizer quem se é, e para criar uma ‘self-image’ diferenciada, ‘original’ e particular.
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Como o designer pode atuar na definição de estilos e da imagem corporativa?
A imagem corporativa é o resultado das suas percepções sobre a personalidade da empresa. Através dessa imagem o designer pode influenciar nas atitudes e no comportamento desse publico consciente ou inconscientemente, afetando inevitavelmente as pessoas com que se relaciona. Além de poder brincar com o lado lúdico, indicando novas propostas para o mercado.
por Letícia
O Designer atua com pesquisas de marcas, cores, público a ser atingido, preferências e tendências da moda que, geralmente são seguidas por pessoas do mundo inteiro, que desejam sempre seguir aquele estilo. O Designer necessiata estar sempre acompanhando todas as tendências e acima de tudo, criando novas também.
A imagem corporativa pelo Designer pode ser definida através de referências que a manrca apresenta e se parece para o público.O papel do designer é estar sempre atento ao que o público deseja ver na imagem da empresa e passar a mesma de maneira que essa fique na mente das pessoas e sempre a frente no mercado.
Por Érica
Com a grande competitividade do mercado, as indústrias acabam gerando um número excessivo de produtos semelhantes, onde dispensam da mesma tecnologia, preço, desempenho e características. Isto acaba confundindo o consumidor que tem dificuldades em perceber tais diferenças, e atribuir a elas o devido valor.
É a partir daí que o designer se torna essencial para o sucesso da empresa, diferenciando-a das demais. Desde o desenvolvimento de produtos e serviços até sua comercialização, através da otimização de custos, embalagens, material promocional, padrões estéticos, identidade visual, adequação de materiais, fabricação e ergonomia. Onde o produto não apenas atraia o consumidor, ele estabeleça um contato emocional com ele.. O designer, no contexto do mercado globalizado, deve estar apto a atuar com visão estratégica, contribuindo para aumentar a competitividade do produto. Desta forma o designer lança seu olhar ao público que pretende atingir, direcionando a ele seu trabalho, através de associações que o atraia, respeitando características ou estilos únicos de gerações que obtiveram aceitações de diversificados públicos, influenciando em suas escolhas.
Por Jusimara
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Evolução dos meios de comunicação de massa
Há alguns anos fomos incluídos nesse ambiente virtual através das redes sociais e dos blogs, não necessitando mais acreditar em informações que antigamente eram vista como uma verdade absoluta. Agora podemos discutir e expor nossas opiniões através da rede para milhões de pessoas.
Contudo esse avanço tecnológico facilitou a entrada de informações sejam elas de todos os tipos para a vida das pessoas, aproximou mais os jovens para esse mundo dando espaço para que eles possam discutir e tirar dúvidas sobre assuntos de seu interesse e cotidiano.
A internet é um espaço globalizado de acesso mundial. Lá se encontra todo tipo de conteúdo, uma grande aldeia global.
O papel do designer nesses cenários é basicamente se adaptar as novas formas e ferramentas de comunicação tentando interagir ao máximo com esse amplo processo de unificação das empresas que serão futuramente detentoras das informações.
por Letícia
Os meios de comunicação hoje em dia estão se expandindo, mesmo assim as redes sociais são mais utilizadas para manter uma vida social e ainda não está integrada na sala de aula por ser um meio de comunicação digital.
Em contrapartida, esses meios também são responsáveis pela aproximação dos jovens que, através dessas redes podem discutir assuntos que são tratados dentro e fora da sala de aula.
Os meios de comunicação em massa estão atingindo as pessoas de várias maneiras distintas, seja pela internet, jornais impressos, rádio, rádio web ou convencionalmente pela televisão.
Com a internet sendo o meio mais utilizado pelo mundo todo, a comunicação se torna uma ferramenta de grande importância na vida das pessoas, fazendo a notícia chegar em tempo real, com mais rapidez e precisão na quantidade de informações.
O Designer em meio há tantos diferentes meios de comunicação tem o papel de se adaptar a esses meios e interar-se nesse processo continuamente ativo e acelerado a fim de não se perder no processo e também podendo estar sempre à frente das novas formas de obter a informação.
Por Érica
Existe uma busca incansável das empresas de comunicação para a descoberta de algo que se equipare a internet, esta enorme rede virtual em que fomos inseridos. Onde tudo pode mudar em instantes.
Devido ao mundo virtual, muitas facilidades foram encontradas, pesquisas, documentários, artigos, etc, tudo ao alcance. Esta rede tão livre e acessível também trouxe problemas, como no caso dos jovens que têm acesso a sites restritos.
A internet é uma ferramenta absurdamente importante, em que tudo está ao alcance de todos, é um espaço global. Onde devemos separar o que queremos ter conhecimento do que não queremos.
Como designers devemos conhecer cada ferramenta e usá-las como um instrumento de trabalho, nos informando dia após dia, sempre atualizados nesta grande rede virtual.
Por Jusimara
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Dualidade
A questão do bem x mal, luz x sombra é relatada há muito tempo atrás.
Para desenvolver esse cartaz foi utilizado a questão das sensações do tempo, quando nos encontramos em algum local extremamente quente ( que pode nos fazer mal), e para aliviar essa sensação, se consome algo refrescante ( o que faz bem).
Questão das imagens 15/10/2009
Quem são?
Krishna e Balarama.
Mitologia?
Hindu.
Porque a cor da pele?
Azul representam suas qualidades, mas não a sua cor da pele.
Significado dos animais?
Representa o paraiso, lugar sagrado, senhor da natureza, ser supremo.
Segunda imagem
Quem são esses dois personagens?
Jesus e Krishna.
A qual mitologia pertencem?
Cristã e Hindu.
Por que um tem a pele rosada e o outro azul?
Retratação de diferentes religiões.
Qual a razão deles saltitarem sobre as águas?
A similaridade entre Jesus e Krishna por serem seres supremos e a agua representa a pureza.
Terceira imagem
Quem são esses dois personagens?
São Jorge e o Dragão.
A qual mitologia pertencem?
judaismo
Porquê o cavaleiro está atacando o dragão?
Porque o Dragão exigia o sacrifício de uma bela donzela, então São Jorge lutou contra o Dragão e o matou.
Quarta imagem
Quem são esses dois personagens?
Jesus e Lucifer.
A qual mitologia pertencem?
Judaismo.
Por que um tem a pele rosada e o outro vermelha?
Porque o rosa é uma cor leve, pura e o vermelho remete a sangue, violência.
O que significa o disco amarelo na cabeça de um deles?
Santidade.
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Resumo Estética
Estética do He – man
Personagem criado a partir da união de Maitor com Sansão e Golias, copiando alguns detalhes, como pacato que se transforma em gato guerreiro dentre outros. Um príncipe simples, humilde. Após a transformação se tornar o homem mais poderoso e justiceiro, que luta pelo bem de seu povo.
Objeto estético: mulher
A mulher do século 18 era educada para ser frágil,dependia de permissão para tudo, era submissa e não tinha autoridade nem responsabilidade para resolver nada, era o sexo frágil. Vestia-se e comportava-se como verdadeira boneca de porcelana. Enquanto que a mulher de hoje, tem o comportamento completamente diferente, assume cargos antes vistos apenas para os homens, é mais independente. Porém em alguns fatores não teve grande progresso pois, apesar de trabalhar, estudar e tudo mais continuam com a mesma responsabilidade doméstica e ainda com a pressão imposta pelos homens e até por elas mesmas, de corpos esculturais, visto por todos como a estética perfeita.
Sensação Estética: Emoção
A emoção depende do repertório de atos vividos, de momentos que marca cada pessoa, isto faz com que um filme assistido por duas pessoas despertem emoções diferentes, como uma flor que lembre amor para um lembre morte para outro.
Xangô de Baker Street
É um filme de época, onde as roupas dos europeus são sofisticadas devido ao clima, diferentes dos brasileiros. O Sherlock Holmes é patético, um verdadeiro idiota.
He - man multlanguage
A estética vista pelos sons desperta diferentes emoções, como o He-man em outras línguas soa como falso, não tem a mesma emoção. Lembrando do espanhol até que gostei, mais o francês achei muito fraco, sem vida. Claro que as características foram modificadas devido a cultura de cada país, mais é estranho quando estamos acostumados com o brasileiro.
Superman (1955/1978/2005)
O filme tem sua estética dependendo de sua época, como a roupa, o símbolo do “S que é a marca do personagem que foi diminuindo, o seu jeito de voar , voava de frente e
depois apresentou manobras. O filme já teve várias versões e todas são esteticamente diferentes. Clark Kent é o nerd, calmo, enquanto que o Superman em todas as versões sempre conquistou as mulheres com seu jeito elegante e corajoso, por sempre salvar os que necessitam de ajuda.
Resumo - estética
Por Letícia
Estética dos personagens
A criação dos personagens eram feitas a partir de referências de coisas antigas que já faziam sucesso, inventavam ramificações de modo a abranger e explorar esse evento como por exemplo o desenho corrida maluca se desmembrou gerando outros desenhos Dastardly & Muttley, alem dos Apuros de Penélope Charmosa entre outros.
Muitas vezes esses personagens eram construídos de forma que o observar (telespectador) se identificasse com ele, seja ele vilão ou mocinho. Sempre seguindo as influências da época e valores culturais.
Objeto estético: Mulher
A mulher sempre foi vista como um ser delicado, valores determinados por uma sociedade machista que achavam que mulher é o sexo frágil, que elas tinham obrigações para com o marido, a casa, a família e além disso tudo se comportar sempre de maneira esperada pela sociedade.
Elas continuamente visavam um padrão de beleza que relativamente não existe, essa beleza esta dentro de nossa estética interior e não em um ídolo, um ícone de referência.
As pessoas tendem a achar que o belo é o que agrada a um grupo de pessoas que são padrões pré-estabelecidos e tentam se encaixar nesses grupos pois não querem serem vistos como diferentes, só que a beleza esta nos olhos de quem vê e não num critério de avaliação.
Sensação estética: emoção
Uma imagem, uma cena, um acontecimento podem nos gerar varias reações onde podemos ter a percepção de nossas emoções.
Essas emoções são capazes de serem manipuladas de maneira a convencer ou induzir uma pessoa de que aquilo pode ser real ou não.
Xangô de Baker Street
O filme data do fim do século 19 então as reações e emoções manifestadas pelo filme são esperadas, por ser muito antigo ele é muito “parado” sem grandes acontecimentos Sherlock Homes é retratado como um cara imbecil e viciado apenas astuto em investigação, quebrando paradigmas existentes de que ele seria um grande detetive super inteligente, sendo assim anulando a expectativa de varias pessoas que já tinham uma imagem formada dele.
É demonstrado também no filme que há um grande contraste entre a cultura, a estética e o comportamento brasileiro e o europeu. O Brasil por tempos tenta copiar o estilo europeu de se vestir valorizam muito o que é de fora, e o seu próprio produto o diminui por muitas vezes sem necessidade, apenas por busca de status.
He-Man Multilanguage
Causa estranheza ver um desenho em que você passou grande parte de sua infância assistindo e idolatrando sendo representado de uma forma totalmente diferente do que você está acostumado. Porem da para entender o porque de tão estranho é, não estamos acostumados com uma nova forma.
O desenho foi traduzido para diversas línguas sempre o adequando com o aspecto cultural do país que iria passar, enquanto a dublagem brasileira demonstrava um He-man de atitude o francês era um romântico o que para nos brasileiros conhecido por tem uma característica receptiva e de ser um povo quente não nos convinha passar um guerreiro de voz fraca e baixa nossa emoção vai alem disso.
Superman 1955/1978/2005
O superman saiu dos quadrinhos para as telas devido a sua popularidade, era o herói que protegia a cidade de grandes barbaridades.
Sua roupa foi adaptado a época em que vivia, no começo o superman usava um sungão devido ao pudor do período em que passava, com o tempo houve várias mudanças em seu uniforme, na historia surgiram novos personagens descobertas de outros poderes e com o avanço tecnológico foi possível projetar a figura do superman de vários modos, teve mais liberdade para alguns movimentos em que décadas atrás não era possível, fazer efeitos especiais que incrementaram o enredo deixando mais atrativo e aumentando a expectativa das pessoas em cima do personagem.
Resumo das Aulas - Estética
Estética do He – man
Foi criado a partir de fragmentos de outros personagens, não tornando uma coisa descaradamente copiada, somente alguns detalhes. O personagem como o Príncipe Adam é um jovem calmo e justo com a voz e o jeito sereno de ser, quando ele se transforma em He – man, juntamente com o seu gato guerreiro Pacato, ele vira um homem forte e corajoso
A estética desse personagem, apesar de ter sido baseada em outros, não deixa de ter a sua originalidade sendo visto por pessoas do mundo inteiro por crianças, jovens e adultos.
Objeto estético: mulher
A mulher por volta do século 18 era submissa aos homens e desde pequenas tinham que aprender a se comportar como verdadeiras damas, tanto é que a aparência física era marcada por roupas extremante apertadas para dar forma a silhueta, cabelos postiços e muita maquiagem como se fossem bonecas. Esse comportamento muita as vezes chegava a ser torturante para a própria mulher, além delas serem dependente da família e depois do marido, diferente da mulher de hoje que são batalhadoras, trabalham, muitas são responsáveis pelo sustento da casa, são independentes.
O modo de ser da mulher de hoje passa mais leveza onde a beleza exterior não é interferida pela beleza interior, independente da sua estética física e facial.
Sensação Estética: Emoção
A estética da emoção é usada para perceber a emoção da imagem no ponto de vista de cada um.
A emoção é um sentimento que aflora em cada pessoa de uma forma diferente logo que se percebe ou vê alguma coisa.
Isso depende também do estado físico-emocional que nos encontramos no momento em que sentimos essa emoção. Sensibilidade, raiva, tristeza, felicidade, amargura podem modificar o despertar da emoção podendo ter um efeito contrario do que era para ela (a emoção) causar.
Imagens, objetos, pessoas, cores, alimentos, situações, músicas e lugares são capazes de causar emoções diferentes nas pessoas.
A emoção causa o convencimento dos sentimentos.
Xangô de Baker Street
A estética do filme é do século 19, onde a estética do filme é voltada para a estética européia, o modo de vestir da época que foi copiado pelos brasileiros que era dos europeus.
A estética do filme mostra, além do modo europeu de se vestir, o modo que o Sherlock Holmes é totalmente diferente da sua estética original.
O vestuário europeu é bastante sofisticado e elegante, muito diferente do modo de se vestir do brasileiro que é adequado ao clima do país, mas apesar disso muitas pessoas da época do filme queriam se vestir do mesmo modo que os europeus mesmo não sendo essa a estética brasileira de ser.
He - man multlanguage
A estética desse é vista pelos sons e que cada um desperta uma sensação em quem ouve.
Os vários modos do personagem falar a mesma coisa em diferentes linguagens despertam a emoção dos telespectadores cada um de uma maneira diferente.
Em cada língua que foi ouvida o He-man falar despertou alguma emoção em cada pessoa de uma maneira diferente. É engraçado de se ver e ouvir uma mesma coisa sendo falada de outro jeito. Para cada pessoa de cada país o jeito do He-man falar em sua língua causa uma emoção diferente,
Sua estética quando se transforma é de um homem forte e corajoso, logicamente a sua voz deveria passar força e imponência ao telespectador e ouvindo isso em outras línguas algumas, ao invés de passar esse sentimento para alguns pode causar graça pela voz não se adequar ao personagem.
Superman (1955/1978/2005)
Um clássico dos anos 30 Superman já teve várias versões até hoje e em cada uma delas é apresentada uma estética diferente, onde pode se perceber modificações na roupa, o modo de voar do personagem, foram adicionados efeitos especiais e também na atuação dos atores onde cada um dava uma estética ao personagem.
O símbolo “S” que é a marca chave do personagem também sofreu modificações causando polêmica entre os fãs que ficaram inconformados quando este ficou visivelmente menor na roupa do personagem em relação ao filme atual.
Tanto a estética de Clark Kent como do seu alter ego Superman sofreu modificações físicas e comportamentais, mesmo assim a essência de cada um em certos momentos não foi modificada. Clark continua a ser um homem aparentemente frágil, tímido e inteligente e Superman continua a lutar contra o mal em defesa do bem jamais perdendo a bondade e compaixão pelo próximo.
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Questões da aula de 10/09/09
Conceito de belo e o despertar das emoções
Um olhar estético sobre varias midias
Como você percebeu o despertar das suas emoções a partir dos elementos estéticos apresentados?
As emoções foram percebidas a partir dos elementos estéticos que cada imagem apresentava, fazendo assim despertar algum tipo de emoção. Postura corporal, ambiente, ações, cores, objetos que fazem parte da estética da imagem e são elementos que ajudam a compor a mesma e são capazes de gerar emoções diferentes.
Pude perceber que as emoções e as reações diante de situações adverversas podem ser de grande ou pequena intensidade, isso nois podemos demonstrar através de caracteristicas um pouco comuns a todos dentro de um contexto conhecido.
Questões do filme " O Xango de Baker Street"
Sim, Pelo status e pela nobreza, pois as pessoas que se vestem dessa forma se sentem mais civilizados tentando se aproximar da estética européia da época, além do modo de falar, os costumes.
2ª Pergunta -Na história, como o tal fato impactou Sherlock Holmes e qual foi a atitude por ele tomada?
Sherlock providenciou com um alfaiate roupas feitas de linho, pois não entendia como em um país tropical as pessoas usavam trajes pretos e pesados
3ª Pergunta - Como você percebeu o contraste entre a realidade estética européia e sua contraparte brasileira?
O contraste entre a estética européia e brasileira é o comportamento, suas vestes, costumes e clima, porém a sociedade brasileira sempre se inspirou no modelo europeu pois acham que é uma forma mais civilizada de se portar para a sociedade.
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
O que foi a Bauhaus
Escola que estabeleceu os conceitos do design funcionalista e da didática desta nova atividade. Nenhuma outra instituição teve tão forte impacto no design e na tipografia do século XX.
Para que serve?
Para ensinar a ver. Sair da armadilha que representa a aparente simplicidade de pintura.
Estabelecer a harmonia entre as diferentes atividades da arte, entre disciplinas artesanais e artísticas e torna-las inteiramente solidárias de uma concepção de construir.
Érica diz:
Bauhaus - escola de artes, arquitetura e design do mundo originalmente fundada na Alemanha, ela teve grande importância para a expressão do modernismo e na disseminação do que é Design e artes hoje. Seu objetivo era unir a arte com a tecnologia, acreditava que os seus próprios métodos de ensino deveriam estar relacionados às suas propostas de mudanças nas artes e no design.
O que é "Belo"para cada uma de nós?
Jusimara - O belo é algo que nos dá prazer em observar, causando uma emoção, devido a seus encantamentos, não é absoluto ou imutável. Muda com o tempo e mesmo em um só tempo, pode ter muitas caras, depende da preferência de quem olha.
Aprazível, deleitoso, ameno;
Que é perfeito para o fim a que se destina;
Que satisfaz cabalmente os nossos desejos ou prazeres;
Escolhido, distinto;Nobre, generoso;
Certo;
Ideal da beleza;
Perfeitamente; muito bem! Excelentemente!
Ou seja, belo é tudo aquilo que representa o ideal de beleza na visão particular de cada um, sendo isso uma questão muito relativa, podendo variar desde objetos, paisagens, pessoas ou até mesmo sentimentos que são considerados nobres para algumas pessoas.
Belo é tudo aquilo que é perceptível aos olhos dos seres e que desperta alguma emoção.
Para mim a representação de Belo é a natureza intocável e o amor humano que uns sentem pelos outros que, infelizmente poucos sentem o mesmo.
Letícia - É tudo aquilo que pode ser percebido pelos sentidos, é o que prende minha atenção é algo que agrada, satisfaz, que proporciona prazer espiritual. É a minha visão de mundo.