Por Letícia
Estética dos personagens
A criação dos personagens eram feitas a partir de referências de coisas antigas que já faziam sucesso, inventavam ramificações de modo a abranger e explorar esse evento como por exemplo o desenho corrida maluca se desmembrou gerando outros desenhos Dastardly & Muttley, alem dos Apuros de Penélope Charmosa entre outros.
Muitas vezes esses personagens eram construídos de forma que o observar (telespectador) se identificasse com ele, seja ele vilão ou mocinho. Sempre seguindo as influências da época e valores culturais.
Objeto estético: Mulher
A mulher sempre foi vista como um ser delicado, valores determinados por uma sociedade machista que achavam que mulher é o sexo frágil, que elas tinham obrigações para com o marido, a casa, a família e além disso tudo se comportar sempre de maneira esperada pela sociedade.
Elas continuamente visavam um padrão de beleza que relativamente não existe, essa beleza esta dentro de nossa estética interior e não em um ídolo, um ícone de referência.
As pessoas tendem a achar que o belo é o que agrada a um grupo de pessoas que são padrões pré-estabelecidos e tentam se encaixar nesses grupos pois não querem serem vistos como diferentes, só que a beleza esta nos olhos de quem vê e não num critério de avaliação.
Sensação estética: emoção
Uma imagem, uma cena, um acontecimento podem nos gerar varias reações onde podemos ter a percepção de nossas emoções.
Essas emoções são capazes de serem manipuladas de maneira a convencer ou induzir uma pessoa de que aquilo pode ser real ou não.
Xangô de Baker Street
O filme data do fim do século 19 então as reações e emoções manifestadas pelo filme são esperadas, por ser muito antigo ele é muito “parado” sem grandes acontecimentos Sherlock Homes é retratado como um cara imbecil e viciado apenas astuto em investigação, quebrando paradigmas existentes de que ele seria um grande detetive super inteligente, sendo assim anulando a expectativa de varias pessoas que já tinham uma imagem formada dele.
É demonstrado também no filme que há um grande contraste entre a cultura, a estética e o comportamento brasileiro e o europeu. O Brasil por tempos tenta copiar o estilo europeu de se vestir valorizam muito o que é de fora, e o seu próprio produto o diminui por muitas vezes sem necessidade, apenas por busca de status.
He-Man Multilanguage
Causa estranheza ver um desenho em que você passou grande parte de sua infância assistindo e idolatrando sendo representado de uma forma totalmente diferente do que você está acostumado. Porem da para entender o porque de tão estranho é, não estamos acostumados com uma nova forma.
O desenho foi traduzido para diversas línguas sempre o adequando com o aspecto cultural do país que iria passar, enquanto a dublagem brasileira demonstrava um He-man de atitude o francês era um romântico o que para nos brasileiros conhecido por tem uma característica receptiva e de ser um povo quente não nos convinha passar um guerreiro de voz fraca e baixa nossa emoção vai alem disso.
Superman 1955/1978/2005
O superman saiu dos quadrinhos para as telas devido a sua popularidade, era o herói que protegia a cidade de grandes barbaridades.
Sua roupa foi adaptado a época em que vivia, no começo o superman usava um sungão devido ao pudor do período em que passava, com o tempo houve várias mudanças em seu uniforme, na historia surgiram novos personagens descobertas de outros poderes e com o avanço tecnológico foi possível projetar a figura do superman de vários modos, teve mais liberdade para alguns movimentos em que décadas atrás não era possível, fazer efeitos especiais que incrementaram o enredo deixando mais atrativo e aumentando a expectativa das pessoas em cima do personagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário