Sensação Estética: Emoção
A estética da emoção é usada para perceber a emoção da imagem no ponto de vista de cada um.
A emoção é um sentimento que aflora em cada pessoa de uma forma diferente logo que se percebe ou vê alguma coisa.
Isso depende também do estado físico-emocional que nos encontramos no momento em que sentimos essa emoção. Sensibilidade, raiva, tristeza, felicidade, amargura podem modificar o despertar da emoção podendo ter um efeito contrario do que era para ela (a emoção) causar.
Imagens, objetos, pessoas, cores, alimentos, situações, músicas e lugares são capazes de causar emoções diferentes nas pessoas, despertando sensações e sentimentos.
A emoção causa o convencimento dos sentimentos pois, quando sentimos algo que realmente mexe com os sentidos das pessoas isso automaticamente define o nosso estado psicoemocional, podendo provocar consciente, inconscientemente a prática de determinadas ações.
Estética e comunicação
Acompanhamos constantemente o crescimento dos meios de comunicação, o desenvolvimento das grandes redes de comunicação que tentam se adaptar e se incluírem em patamares maiores para oferecer algo a mais para o publico, como a internet.
Há alguns anos fomos incluídos nesse ambiente virtual através das redes sociais e dos blogs, não necessitando mais acreditar em informações que antigamente eram vista como uma verdade absoluta. Agora podemos discutir e expor nossas opiniões através da rede para milhões de pessoas.
Contudo esse avanço tecnológico facilitou a entrada de informações sejam elas de todos os tipos para a vida das pessoas, aproximou mais os jovens para esse mundo dando espaço para que eles possam discutir e tirar dúvidas sobre assuntos de seu interesse e cotidiano.
A internet é um espaço globalizado de acesso mundial. Lá se encontra todo tipo de conteúdo, uma grande aldeia global.
O papel do designer nesses cenários é basicamente se adaptar as novas formas e ferramentas de comunicação tentando interagir ao máximo com esse amplo processo de unificação das empresas que serão futuramente detentoras das informações.
Imagem corporativa e as influencias esteticas
Através dessa imagem o designer pode influenciar nas atitudes e no comportamento desse publico consciente ou inconscientemente, afetando inevitavelmente as pessoas com que se relaciona.
O consumo de produtos e serviços é um fator de fundamental importância nos projetos de criação, formação e expressão do estilo e da identidade pessoal.
No mundo capitalista das mercadorias, os homens transferiram sentido, razão e beleza para o mundo de suas criações artísticas ou técnicas. Eles são apropriados individualmente para dotar de sentido a vida pessoal. São objetos funcionais e emocionais, elos existenciais do indivíduo com os outros homens. Eles criam identificação, diferenciação e identidade.
Quando uma pessoa diz “Eu gosto do design de tal objeto”, ela não está dizendo apenas que gosta ou concorda com as formas, cores, materiais, textura e estilo; funções ou praticidade do que vêem, mas estão expressando um juízo estético: estão demonstrando o impacto e os estímulos sensoriais, emocionais e estéticos que este “design” exerce em termos psicológicos sobre ela. Quando eu digo que gosto do design de algo, expresso que me identifico ou desejo “ser” ou “ter” as expressões de estilos e as características visuais ou signícas daquela coisa para mim. O design é um carregador de sentido e estilo, e também, convencionalmente, de bom gosto e estilo artístico. Usa-se o design para expressar o gosto pessoal, dizer quem se é, e para criar uma ‘self-image’ diferenciada, ‘original’ e particular.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário