quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Resumo Estética

Por Jusimara

Estética do He – man

Personagem criado a partir da união de Maitor com Sansão e Golias, copiando alguns detalhes, como pacato que se transforma em gato guerreiro dentre outros. Um príncipe simples, humilde. Após a transformação se tornar o homem mais poderoso e justiceiro, que luta pelo bem de seu povo.

Objeto estético: mulher

A mulher do século 18 era educada para ser frágil,dependia de permissão para tudo, era submissa e não tinha autoridade nem responsabilidade para resolver nada, era o sexo frágil. Vestia-se e comportava-se como verdadeira boneca de porcelana. Enquanto que a mulher de hoje, tem o comportamento completamente diferente, assume cargos antes vistos apenas para os homens, é mais independente. Porém em alguns fatores não teve grande progresso pois, apesar de trabalhar, estudar e tudo mais continuam com a mesma responsabilidade doméstica e ainda com a pressão imposta pelos homens e até por elas mesmas, de corpos esculturais, visto por todos como a estética perfeita.

Sensação Estética: Emoção

A emoção depende do repertório de atos vividos, de momentos que marca cada pessoa, isto faz com que um filme assistido por duas pessoas despertem emoções diferentes, como uma flor que lembre amor para um lembre morte para outro.

Xangô de Baker Street

É um filme de época, onde as roupas dos europeus são sofisticadas devido ao clima, diferentes dos brasileiros. O Sherlock Holmes é patético, um verdadeiro idiota.

He - man multlanguage


A estética vista pelos sons desperta diferentes emoções, como o He-man em outras línguas soa como falso, não tem a mesma emoção. Lembrando do espanhol até que gostei, mais o francês achei muito fraco, sem vida. Claro que as características foram modificadas devido a cultura de cada país, mais é estranho quando estamos acostumados com o brasileiro.

Superman (1955/1978/2005)

O filme tem sua estética dependendo de sua época, como a roupa, o símbolo do “S que é a marca do personagem que foi diminuindo, o seu jeito de voar , voava de frente e
depois apresentou manobras. O filme já teve várias versões e todas são esteticamente diferentes. Clark Kent é o nerd, calmo, enquanto que o Superman em todas as versões sempre conquistou as mulheres com seu jeito elegante e corajoso, por sempre salvar os que necessitam de ajuda.

Resumo - estética

Por Letícia

Estética dos personagens

A criação dos personagens eram feitas a partir de referências de coisas antigas que já faziam sucesso, inventavam ramificações de modo a abranger e explorar esse evento como por exemplo o desenho corrida maluca se desmembrou gerando outros desenhos Dastardly & Muttley, alem dos Apuros de Penélope Charmosa entre outros.

Muitas vezes esses personagens eram construídos de forma que o observar (telespectador) se identificasse com ele, seja ele vilão ou mocinho. Sempre seguindo as influências da época e valores culturais.

Objeto estético: Mulher

A mulher sempre foi vista como um ser delicado, valores determinados por uma sociedade machista que achavam que mulher é o sexo frágil, que elas tinham obrigações para com o marido, a casa, a família e além disso tudo se comportar sempre de maneira esperada pela sociedade.

Elas continuamente visavam um padrão de beleza que relativamente não existe, essa beleza esta dentro de nossa estética interior e não em um ídolo, um ícone de referência.

As pessoas tendem a achar que o belo é o que agrada a um grupo de pessoas que são padrões pré-estabelecidos e tentam se encaixar nesses grupos pois não querem serem vistos como diferentes, só que a beleza esta nos olhos de quem vê e não num critério de avaliação.

Sensação estética: emoção

Uma imagem, uma cena, um acontecimento podem nos gerar varias reações onde podemos ter a percepção de nossas emoções.

Essas emoções são capazes de serem manipuladas de maneira a convencer ou induzir uma pessoa de que aquilo pode ser real ou não.

Xangô de Baker Street

O filme data do fim do século 19 então as reações e emoções manifestadas pelo filme são esperadas, por ser muito antigo ele é muito “parado” sem grandes acontecimentos Sherlock Homes é retratado como um cara imbecil e viciado apenas astuto em investigação, quebrando paradigmas existentes de que ele seria um grande detetive super inteligente, sendo assim anulando a expectativa de varias pessoas que já tinham uma imagem formada dele.

É demonstrado também no filme que há um grande contraste entre a cultura, a estética e o comportamento brasileiro e o europeu. O Brasil por tempos tenta copiar o estilo europeu de se vestir valorizam muito o que é de fora, e o seu próprio produto o diminui por muitas vezes sem necessidade, apenas por busca de status.

He-Man Multilanguage

Causa estranheza ver um desenho em que você passou grande parte de sua infância assistindo e idolatrando sendo representado de uma forma totalmente diferente do que você está acostumado. Porem da para entender o porque de tão estranho é, não estamos acostumados com uma nova forma.

O desenho foi traduzido para diversas línguas sempre o adequando com o aspecto cultural do país que iria passar, enquanto a dublagem brasileira demonstrava um He-man de atitude o francês era um romântico o que para nos brasileiros conhecido por tem uma característica receptiva e de ser um povo quente não nos convinha passar um guerreiro de voz fraca e baixa nossa emoção vai alem disso.

Superman 1955/1978/2005

O superman saiu dos quadrinhos para as telas devido a sua popularidade, era o herói que protegia a cidade de grandes barbaridades.

Sua roupa foi adaptado a época em que vivia, no começo o superman usava um sungão devido ao pudor do período em que passava, com o tempo houve várias mudanças em seu uniforme, na historia surgiram novos personagens descobertas de outros poderes e com o avanço tecnológico foi possível projetar a figura do superman de vários modos, teve mais liberdade para alguns movimentos em que décadas atrás não era possível, fazer efeitos especiais que incrementaram o enredo deixando mais atrativo e aumentando a expectativa das pessoas em cima do personagem.

Resumo das Aulas - Estética

Por Érica

Estética do He – man

Foi criado a partir de fragmentos de outros personagens, não tornando uma coisa descaradamente copiada, somente alguns detalhes. O personagem como o Príncipe Adam é um jovem calmo e justo com a voz e o jeito sereno de ser, quando ele se transforma em He – man, juntamente com o seu gato guerreiro Pacato, ele vira um homem forte e corajoso
A estética desse personagem, apesar de ter sido baseada em outros, não deixa de ter a sua originalidade sendo visto por pessoas do mundo inteiro por crianças, jovens e adultos.

Objeto estético: mulher

A mulher por volta do século 18 era submissa aos homens e desde pequenas tinham que aprender a se comportar como verdadeiras damas, tanto é que a aparência física era marcada por roupas extremante apertadas para dar forma a silhueta, cabelos postiços e muita maquiagem como se fossem bonecas. Esse comportamento muita as vezes chegava a ser torturante para a própria mulher, além delas serem dependente da família e depois do marido, diferente da mulher de hoje que são batalhadoras, trabalham, muitas são responsáveis pelo sustento da casa, são independentes.
O modo de ser da mulher de hoje passa mais leveza onde a beleza exterior não é interferida pela beleza interior, independente da sua estética física e facial.

Sensação Estética: Emoção

A estética da emoção é usada para perceber a emoção da imagem no ponto de vista de cada um.
A emoção é um sentimento que aflora em cada pessoa de uma forma diferente logo que se percebe ou vê alguma coisa.
Isso depende também do estado físico-emocional que nos encontramos no momento em que sentimos essa emoção. Sensibilidade, raiva, tristeza, felicidade, amargura podem modificar o despertar da emoção podendo ter um efeito contrario do que era para ela (a emoção) causar.
Imagens, objetos, pessoas, cores, alimentos, situações, músicas e lugares são capazes de causar emoções diferentes nas pessoas.
A emoção causa o convencimento dos sentimentos.

Xangô de Baker Street


A estética do filme é do século 19, onde a estética do filme é voltada para a estética européia, o modo de vestir da época que foi copiado pelos brasileiros que era dos europeus.
A estética do filme mostra, além do modo europeu de se vestir, o modo que o Sherlock Holmes é totalmente diferente da sua estética original.
O vestuário europeu é bastante sofisticado e elegante, muito diferente do modo de se vestir do brasileiro que é adequado ao clima do país, mas apesar disso muitas pessoas da época do filme queriam se vestir do mesmo modo que os europeus mesmo não sendo essa a estética brasileira de ser.


He - man multlanguage


A estética desse é vista pelos sons e que cada um desperta uma sensação em quem ouve.
Os vários modos do personagem falar a mesma coisa em diferentes linguagens despertam a emoção dos telespectadores cada um de uma maneira diferente.

Em cada língua que foi ouvida o He-man falar despertou alguma emoção em cada pessoa de uma maneira diferente. É engraçado de se ver e ouvir uma mesma coisa sendo falada de outro jeito. Para cada pessoa de cada país o jeito do He-man falar em sua língua causa uma emoção diferente,
Sua estética quando se transforma é de um homem forte e corajoso, logicamente a sua voz deveria passar força e imponência ao telespectador e ouvindo isso em outras línguas algumas, ao invés de passar esse sentimento para alguns pode causar graça pela voz não se adequar ao personagem.

Superman (1955/1978/2005)

Um clássico dos anos 30 Superman já teve várias versões até hoje e em cada uma delas é apresentada uma estética diferente, onde pode se perceber modificações na roupa, o modo de voar do personagem, foram adicionados efeitos especiais e também na atuação dos atores onde cada um dava uma estética ao personagem.
O símbolo “S” que é a marca chave do personagem também sofreu modificações causando polêmica entre os fãs que ficaram inconformados quando este ficou visivelmente menor na roupa do personagem em relação ao filme atual.
Tanto a estética de Clark Kent como do seu alter ego Superman sofreu modificações físicas e comportamentais, mesmo assim a essência de cada um em certos momentos não foi modificada. Clark continua a ser um homem aparentemente frágil, tímido e inteligente e Superman continua a lutar contra o mal em defesa do bem jamais perdendo a bondade e compaixão pelo próximo.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Questões da aula de 10/09/09

Estudos dos conceitos de estetica e suas aplicações no design

Conceito de belo e o despertar das emoções
Um olhar estético sobre varias midias

Como você percebeu o despertar das suas emoções a partir dos elementos estéticos apresentados?


As emoções foram percebidas a partir dos elementos estéticos que cada imagem apresentava, fazendo assim despertar algum tipo de emoção. Postura corporal, ambiente, ações, cores, objetos que fazem parte da estética da imagem e são elementos que ajudam a compor a mesma e são capazes de gerar emoções diferentes.

Pude perceber que as emoções e as reações diante de situações adverversas podem ser de grande ou pequena intensidade, isso nois podemos demonstrar através de caracteristicas um pouco comuns a todos dentro de um contexto conhecido.

Questões do filme " O Xango de Baker Street"

1ª Pergunta - A visão estética européia foi adotada no Brasil? Quais as razões?

Sim, Pelo status e pela nobreza, pois as pessoas que se vestem dessa forma se sentem mais civilizados tentando se aproximar da estética européia da época, além do modo de falar, os costumes.

2ª Pergunta -Na história, como o tal fato impactou Sherlock Holmes e qual foi a atitude por ele tomada?

Sherlock providenciou com um alfaiate roupas feitas de linho, pois não entendia como em um país tropical as pessoas usavam trajes pretos e pesados

3ª Pergunta - Como você percebeu o contraste entre a realidade estética européia e sua contraparte brasileira?

O contraste entre a estética européia e brasileira é o comportamento, suas vestes, costumes e clima, porém a sociedade brasileira sempre se inspirou no modelo europeu pois acham que é uma forma mais civilizada de se portar para a sociedade.